Por que tenho cárie mesmo escovando bem os dentes?

A cárie é um dos principais problemas bucais que aparecem por causa da higiene bucal incorreta, porém mesmo quando a pessoa tem uma boa higiene, ela acaba aparecendo. Você sabe por que isso ocorre? A VILLA CLINIC esclarece.

O QUE É CÁRIE?

A cárie se forma a partir das bactérias chamadas de Streptococcus mutans. Elas se proliferam na placa bacteriana ao ter maior contato com os restos de comida, principalmente o açúcar, produzindo um ácido que corrói os minerais dos dentes até quebrá-lo.

Os sintomas mais comuns para identificar as cáries são dores de dente, dores ao mastigar e sensibilidade dentária.

E POR QUE TENHO CÁRIE MESMO ESCOVANDO BEM OS DENTES?

Os micro-organismos que vivem na boca passam por um período de formação na infância quando os dentes começam a nascer. Se alguma bactéria agressiva é transmitida para a criança, ela poderá adotar um perfil que favorece o surgimento de cáries durante a vida.

O açúcar por ser o principal alimento das bactérias, se ingerido de maneira recorrente, pode aumentar o risco de cáries, mesmo com uma adequada higiene bucal.

A boca seca também é outro motivo que pode ajudar no aparecimento de cárie. Como a saliva tem um efeito protetor nos dentes, a sua ausência abre caminho para a desmineralização do esmalte do dente, uma das etapas do surgimento da cárie.

APARECEU UMA CÁRIE! O QUE POSSO FAZER? COMO PREVENIR?

Quando detectada, a cárie precisará ser tratada o quanto antes e o seu dentista será responsável por indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Mesmo quando se tem uma boa higiene bucal, é preciso ficar atento aos consumos de amido e açúcar, evitando ingerir bebidas e alimentos doces.

Realizar visitas periódicas ao dentista também é favorável ao cuidado que os seus dentes precisam.

RECOMENDAÇÕES DA VILLA CLINIC

A cárie é uma das maiores vilãs da sua saúde bucal e a PREVENÇÃO é a palavra-chave para você que quer cuidar bem do seu sorriso. Aproveite e marque uma avaliação na VILLA CLINIC através do WhatsApp.