O que é sensibilidade dentária?

Um dos problemas bucais mais comuns, a sensibilidade dentária afeta cerca de 57% da população mundial. Quem possui essa sensibilidade, normalmente evita alimentos gelados, quentes ou doces. Mas, afinal, o que é a sensibilidade dentária? E quais os tratamentos? Confira as informações que separamos para você!

O QUE É SENSIBILIDADE DENTÁRIA?

Também conhecida como hipersensibilidade dentinária, esse problema afeta os dentes por conta da superfície da dentina exposta. Isso pode acontecer quando:

. o esmalte dentário desgasta;

. uma restauração é removida;

. a pessoa tem retração gengival ou outras doenças gengivais;

. cárie;

. bruxismo.

A dentina tem vários bos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival. Quando a dentina está exposta, os túbulos podem ser estimulados por conta da mudança de temperatura ou ingestão de determinados alimentos.

SINTOMAS

A sensibilidade dentária pode aparecer após a ingestão de bebidas ou comidas quentes ou frias. É uma sensação dolorosa que acaba sendo o maior sinal que você tem dentes sensíveis.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Apenas um dentista pode fazer o diagnóstico com precisão. Através da observação, o profissional verificará se tem sinais de exposição da dentina e realizará testes para ver qual a possível causa da sensibilidade.

Logo após o diagnóstico, o dentista apresentará o melhor tratamento para o seu caso. Os mais usuais são:

. Quando a sensibilidade é causada pela cárie, o tratamento mais aconselhado é a restauração do dente;

. Nas doenças gengivais o mais usual é a profilaxia na área afetada.

. Quando há diminuição do esmalte ou recessão da gengiva pode ser tratado com laser terapêutico, aplicação de agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina, aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas ou espuma/gel de flúor em moldes bucais.

CUIDE DA SUA SAÚDE BUCAL COM A VILLA CLINIC!

A sensibilidade dentária pode fazer com que você abra mão de muitos prazeres da vida, mas não deixe que isso o impeça de sorrir! Ao sentir os sintomas, procure um dentista. Procurar tratamento logo nos primeiros sinais pode impedir que o problema se agrave.

Conte com a VILLA CLINIC para manter a sua saúde bucal em ordem e os problemas bem longe dos seus sorrisos. Entre em contato conosco via WhatsApp e agende uma consulta.