Como é feita a extração do dente do siso?

O terceiro molar, popularmente conhecido como dente do siso, costuma gerar muitas dúvidas principalmente a respeito de sua extração.

O QUE É O DENTE DO SISO?

Os dentes do siso ficam localizados na parte mais posterior da arcada dentária, sendo 2 superiores e 2 inferiores, e são os últimos a nascerem. Costumam aparecer entre os 17 e os 21 anos, mas podem surgir antes ou após esse período.

Em alguns pacientes, o siso pode nascer normalmente e, em outros casos, pode erupcionar parcialmente ou continuar incluso, causando problemas para a saúde bucal como apinhamento, cáries e pericoronarite.

QUANDO É NECESSÁRIA A EXTRAÇÃO?

Apenas um dentista pode indicar a extração do dente do siso e por isso é sempre recomendado que os adolescentes façam uma avaliação, mesmo quando os sisos ainda não deram sinal.

Geralmente, o terceiro molar pode ser retirado em casos que há presença de dor e infecção, dificuldade na mordida, desconforto, desalinhamento dos molares, incapacidade de higiene adequada e indicações protéticas ou ortodônticas.

PÓS-OPERATÓRIO

É importante seguir à risca as orientações para um pós-operatório tranquilo como:

– repouso nas primeiras 24 horas;

– evite esforço físico, sol e banhos muito quentes;

– não abaixe a cabeça nos dois primeiros dias;

– alimente-se com comidas líquidas e frias ou em temperatura ambiente.

Com visitas regulares ao dentista, você pode evitar o desconforto causado pelo dente do siso. Aqui na VILLA CLINIC contamos com profissionais experientes para realizar avaliações e o procedimento de retirada do terceiro molar, se necessário. Agende uma avaliação e venha cuidar da saúde bucal conosco!

Facebook Twitter Linkedin Email WhatsApp