Bruxismo afeta crianças e adultos. Você sabia?

O bruxismo é um problema que afeta adultos e crianças. A pessoa pode apertar ou ranger os dentes de modo silencioso ou produzindo algum som, até mesmo durante o sono.

Aqui em nosso blog já compartilhamos informações sobre o que o bruxismo pode prejudicar no sorriso dos adultos por conta do estresse, mas hoje focaremos nas crianças, pois muitos pais nos procuram para esclarecerem suas dúvidas.

O bruxismo pode afetar cerca de 5,9% a 49,6% das crianças em todo mundo. No Brasil, a cada 100 crianças de 7 a 10 anos, 35 convivem com esse problema. Vale a pena você ficar de olho na saúde bucal do seu filho. Acompanhe a seguir.

TIPO DE BRUXISMO INFANTIL

O bruxismo em vigília é caracterizado por contatos dentários repetitivos feito pela criança acordada e é entendido como uma atividade aumentada dos músculos que usamos para mastigar.

CAUSAS

O bruxismo infantil pode ser causado por estresse e ansiedade por conta de diferentes situações as quais a criança é exposta, qualidade do sono, medicamentos, alterações neurológicas/comportamentais, fatores hereditários (genéticos) e problemas respiratórios.

SINAIS E SINTOMAS

Normalmente, os sinais e sintomas do bruxismo infantil são:

– Dor de cabeça;

–  Dor na face pela manhã ou durante a mastigação;

– Insônia;

– Dor na mandíbula;

– Dor na articulação temporomandibular (ATM);

–  Sensibilidade ou dor à palpação dos músculos da mastigação;

– Dentes lascados, achatados, fraturados, soltos;

– Ranger ou apertar os dentes;

– Ansiedade, irritabilidade e estresse.

Seu filho apresenta algum desses sintomas? Observe e procure um odontopediatra para que ele avalie e ajude no tratamento.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Antes de tudo, é importante que você fique atento aos movimentos que seu filho faz com a boca, independente dele estar acordado ou dormindo. Caso você observe algo que desperte a sua desconfiança, procure o(a) odontopediatra para avaliação e correto diagnóstico.

Através da observação clínica e informações obtidas por meio de questionários, o odontopediatra verá se a criança tem ou não bruxismo. Caso ocorra a confirmação, ele indicará os melhores cuidados e/ou tratamentos. Lembre-se: o bruxismo tem controle.

FIQUE ATENTO!

O bruxismo infantil pode levar consequências à saúde bucal do seu filho, prejudicando a estrutura dos dentes e dando espaço para outros problemas. Caso você observe algo ou tenha alguma dúvida, agende uma avaliação aqui na VILLA CLINIC via WhatsApp com a nossa odontopediatra DRA. MICHELE B. DINIZ. Nós cuidamos de cada criança com todo cuidado e atenção que ela precisa e merece.

Um saudável e feliz 2021!