A relação da saúde bucal com doenças crônicas

Nossa saúde bucal está ligada diretamente à saúde corporal. Determinadas doenças crônicas acabam se manifestando em nossa boca através de lesões ou outros problemas causados até mesmo pelo uso de medicamentos.

Para te ajudar a cuidar com todo carinho da sua saúde bucal, nós da VILLA CLINIC compartilhamos algumas informações especiais.

DOENÇAS CRÔNICAS E SUAS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Doenças crônicas são problemas que podem aparecer de maneira lenta e por uma longa duração, apresentando-se, também, de maneira assintomática ou sintomática. As mais comuns no Brasil são hipertensão, colesterol alto, osteoporose e diabetes.

Nem todas as doenças crônicas vão causar alguma desordem em sua saúde bucal, por isso a VILLA CLINIC trouxe as mais comuns e suas possíveis manifestações bucais.

. Hipertensão

A hipertensão é uma doença comum em grande parte dos brasileiros. Por conta do uso de medicamentos para controlá-la, alguns podem causar alterações bucais como boca seca, reações liquenoides, mudanças no paladar, hipertrofia gengival, lesões bucais e angioedema de lábios, face e língua.

. Diabetes

A diabetes é uma doença crônica associada a outros problemas de saúde, existindo em duas formas: tipo 1 e tipo 2. Pacientes com diabetes possuem um fator de risco maior para ter doenças periodontais, xerostemia (diminuição na saliva), boca seca e até mesmo perda de dentes.

. Doença renal

Doença renal é quando os rins não desempenham mais as suas funções da maneira adequada, podendo surgir por conta de outras doenças. Na boca, a doença renal pode manifestar mau hálito, perda óssea, inflamação da boca e glândulas salivares.

. Doenças gastrointestinais

Doenças gastrointestinais como o refluxo gastroesofágico podem trazer problemas aos dentes. Quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, pequenas quantidades podem parar na boca e, ao entrar em contato com os dentes, podem danificar o esmalte e a dentina.

COMO CUIDAR DA MINHA SAÚDE BUCAL TENDO DOENÇAS CRÔNICAS?

O cuidado é o mesmo de sempre. Uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando fio dental e um enxaguante recomendado pelo seu dentista, ajuda a prevenir e diminuir os riscos que essas doenças podem levar à saúde bucal.

VILLA CLINIC: O LUGAR PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE BUCAL DA MANEIRA QUE ELA MERECE

Doenças crônicas podem prejudicar o seu sorriso e até sua autoestima, por isso é tão importante que sejam feitas visitas periódicas ao dentista de 6 em 6 meses. Na VILLA CLINIC você encontra os melhores profissionais para cuidar da sua saúde bucal com todo cuidado que ela merece. Com equipamentos de alta tecnologia e total segurança nos procedimentos de atendimento, nosso consultório está pronto para te receber. Entre em contato conosco via WhatsApp e marque uma avaliação.

Seja sempre bem-vindo! Esperamos você!

Dra. Ana Paula Giorgetti e Dra. Mariana Aredes