Aberto: Seg - Sex 8h - 20h e Sáb 8h - 12h
Aberto: Seg - Sab 8h - 20h e Sáb 8h - 12h.
Menu
ACOMPANHE

Sedação Inalatória Consciente com Óxido Nitroso

Postado por: Dra Ana Paula

 

É muito comum ouvirmos as pessoas dizendo que têm medo de ir ao dentista e, por isso, acabam sempre adiando a sua consulta. Geralmente, esse medo vem de experiências negativas vivenciadas na infância ou adolescência e que acabaram gerando traumas, fobias e altos níveis de ansiedade com relação ao tratamento odontológico.

A Sedação Inalatória Consciente com Óxido Nitroso é uma das melhores técnicas desenvolvidas para acabar com a dificuldade vivenciada diariamente por pacientes e dentistas. Com ela, é possível realizar o tratamento odontológico de forma muito mais confortável e tranquila.

A técnica de sedação consiste na inalação de uma mistura de gases oxigênio e óxido nitroso que tem como objetivo diminuir progressivamente os níveis de ansiedade e medo, embora mantenha o paciente consciente e respondendo a todos os comandos verbais durante a consulta.

Tudo isso é possível devido ao óxido nitroso – um agente analgésico e ansiolítico efetivo que causa leve depressão no sistema nervoso central. E ainda, pelo fato de ser absorvida e expelida pelos pulmões com muita rapidez e segurança, a Sedação Inalatória com Óxido Nitroso possibilita que o paciente já saia do consultório plenamente recuperado, podendo seguir sua rotina imediatamente após o término do procedimento.

Além dos pacientes que apresentam grande dificuldade de enfrentar um tratamento odontológico, as indicações de Sedação com Óxido Nitroso se dão também para crianças, pacientes com necessidades especiais ou para tratamentos odontológicos de longa duração. As contraindicações são, geralmente, associadas a doenças obstrutivas pulmonares crônicas, respiradores bucais ou gestantes do primeiro trimestre. Entretanto, somente uma anamnese detalhada do histórico de saúde do paciente poderá de fato indicar a utilização da técnica.

Agora atenção: para a realização da técnica de Sedação Inalatória com Óxido Nitroso é necessário que o dentista esteja habilitado pelo CFO e CRO através da realização de cursos ministrados em Instituições de Ensino Superior ou Entidades de Classe devidamente registradas na autarquia.

Tem dúvidas? Acesse as nossas redes sociais e mande para gente!

Compartilhar:
Facebook Twitter