Sangramento Gengival não é normal!

Se nunca aconteceu, com certeza você já ouviu falar. Gengiva sangrando é muito comum, mas não é normal! Este incômodo pode estar relacionado a diversos fatores, sendo a má higienização um dos principais deles.

Normalmente, notamos o sangramento quando vamos comer algo mais duro, como uma maçã, ou quando passamos o fio dental. E, frequentemente, associamos o sangramento ao ato em si, desconsiderando como um sinal de alerta do nosso corpo. Por isso, nada de ignorar! Algo não está funcionando legal e você precisa descobrir o que.

Na grande maioria dos casos, o sangramento gengival é causado por hábitos de higiene incorretos. A placa bacteriana se acumula e libera endotoxinas, que afetam o sistema imunológico e desencadeiam a inflamação – o qual nomeamos Gengivite.

Em casos mais graves, chamados de Periodontite, ainda causados pelo acúmulo de placa bacteriana, os ossos que circundam e sustentam as raízes dos dentes são afetados. Embora menos frequente que a Gengivite, a Periodontite é uma das principais causas de perda dos dentes e retração da gengiva.

Alguns fatores também contribuem para a maior incidência do sangramento gengival, estando entre eles: tabagismo, diabetes mellitus, alterações hormonais durante a gravidez ou a respiração prolongada através da boca.

Em todos os casos, não tem outro jeito: a higiene correta e diária é o que vai impedir o surgimento deste problema. Aliar a escovação ao uso de fio dental após todas as refeições é um hábito saudável e preventivo que deve ser adotado por todos nós.