Aberto: Seg - Sex 8h - 20h e Sáb 8h - 12h
Aberto: Seg - Sab 8h - 20h e Sáb 8h - 12h.
Menu
ACOMPANHE

Retração Gengival

Postado por: Dra Ana Paula

Você já ouviu falar em retração gengival? Também conhecida como recessão gengival, o problema é assunto comum nos consultórios. Não tanto por sua frequência, mas sim por se tratar de um verdadeiro incômodo, causando dores e prejuízos estéticos.

Normalmente, o paciente nota que há algo estranho acontecendo: seus dentes estão cada vez mais longos, seu sorriso não tem mais a mesma harmonia e ainda há sinais de sensibilidade dentária. Todos esses sintomas têm nome, causa e tratamento!

A retração gengival nada mais é do que a exposição das raízes dentárias através da migração das margens gengivais da sua posição ideal, trazendo consequências importantes que devem ser levadas em consideração.

As causas são muitas e comumente estão relacionadas à má higiene ou quando se aplica muita força na escovação utilizando cerdas mais duras. Mas não pára por aí: a retração gengival ainda pode ser consequência de traumas dentais, hereditariedade ou mau posicionamentos dos dentes, além de lesões de cáries não tratadas, prótese fixa mal-adaptada e restaurações com excesso.

Para a correção estética é necessária a utilização de técnicas cirúrgicas para o recobrimento radicular e o tratamento deve ser realizado por um cirurgião dentista especialista em periodontia. Mas, é fundamental a avaliação prévia do seu Dentista para indicação do tratamento e técnica mais adequada.

Alguns cuidados simples de prevenção, como visitas regulares ao Dentista, farão muita diferença para se evitar a retração gengival. No entanto, somente um periodontista irá saber personalizar e individualizar a melhor técnica de higiene bucal para cada paciente. Ainda tem dúvidas? Acesse as redes sociais e mande sua pergunta!

Compartilhar:
Facebook Twitter

Busca

Posts Recentes