Não negligencie um dente inflamado!

Você já deve ter escutado que o nosso corpo é uma máquina perfeita. E isso faz todo sentido! Nossos órgãos são interligados, funcionando em perfeita harmonia para vivermos da melhor forma e com muita saúde. Pensando assim, a nossa saúde bucal é fundamental para contribuir com a saúde sistêmica ou, caso algo não esteja legal, acabar afetando também outros órgãos.

Como assim, Doutora?!

Vou explicar melhor:

Muita gente negligencia um dente inflamado, adiando a ida ao dentista (meu Deus, por que?!!) e esperando que ele se resolva sozinho. Toma um anti-inflamatório aqui, um remedinho para dor ali... e o problema continua, aliás, cada vez pior.

E aqui está o maior problema: as infecções ao redor dos dentes podem se proliferar e gerar complicações, muitas vezes sérias, ao restante do corpo – justamente porque nossos órgãos são interligados!

Isso acontece porque as bactérias, devido ao estado inflamatório podem se espalhar pelo corpo causando um desequilíbrio no organismo.

Esse desequilíbrio pode chegar a outros órgãos, causando:

- No coração: endocardite bacteriana;

- Nas articulações: reumatismo articular agudo;

- No estômago: forte gastrite;

- Nos rins: nefrite;

- Nos seios da face: sinusite;

- Nos pulmões (via respiração): pneumonia;

Não bastasse todas essas possibilidades, os problemas relacionados à saúde bucal também podem afetar a gestação. Estudos recentes indicam que as mulheres com periodontite (inflamação gengival que provoca reabsorção óssea) têm mais chances de dar à luz a bebês prematuros, devido ao aumento dos fluidos biológicos causados pela infecção bucal e que estimulam o trabalho de parto.

Para ilustrar, podemos citar o exemplo da modelo Renata Banhara – que foi internada no ano passado (2017) com um quadro de infecção bacteriana no cérebro e precisou passar por cirurgias. De acordo com um relato da própria modelo, uma bactéria que se alojou em um de seus dentes após um tratamento de canal se espalhou para os seios da face e chegou ao cérebro.

Por fim, que fique claro: nossa intenção não é causar terrorismo e te deixar com medo e, sim, informar sobre as possibilidades e consequências que negligenciar um problema simples pode causar em todo o seu corpo.

E para reforçar, porque nunca é demais, a medida mais simples para se evitar qualquer problema com a sua saúde bucal continua sendo manter uma boa rotina de higiene. Portanto, escova de dentes, creme dental e fio dental são fundamentais para toda a sua saúde.