Laserterapia e seus benefícios na Odontologia

Postado por: Dra Mariana

Os tratamentos realizados com a utilização de Laser têm se tornado cada vez mais populares e, por isso, você já deve até conhecer alguns deles. E toda essa fama não é à toa! Pesquisas científicas atuais demonstram que a Laserterapia tem ação anti-inflamatória e poder de regeneração tecidual.

Na Odontologia, os benefícios também se aplicam! Fatores como diminuição do desconforto e uma recuperação mais rápida se devem ao poder bioestimulante do Laser, podendo, ainda, ser utilizado tanto como agente coadjuvante em tratamentos odontológicos convencionais, quanto isoladamente em algumas patologias.

Conheça os principais tratamentos realizados aqui, na Villa Clinic, e seus benefícios obtidos com a utilização do Laser de Baixa Intensidade.

- Herpes labial: podendo ser aplicado em qualquer fase, seja para aumentar a imunidade, eliminar os vírus existentes ou acelerar a cicatrização;

- Aftas: o Laser é capaz de intensificar a fase de recuperação, diminuindo significativamente a dor local;

- Cáries: indicado para os casos de sensibilidade pós-preparo cavitário, eliminando a sensação de desconforto, minimizando o tempo de tratamento e, ainda, contribuindo com a qualidade da reparação tecidual;

- Tratamento de canal: A terapia fotodinâmica – PDT (Photodinamic Therapy) é uma modalidade de tratamento moderna e recente que consiste na eliminação das bactérias através da utilização de uma solução de azul de metileno juntamento com o laser. Além do efeito bactericida do PDT para o tratamento do canal, o laser também proporciona um efeito analgésico, cicatrizante e anti-inflamatório;

- Hipersensibilidade dental: sem dúvidas, o Laser é, hoje, uma das melhores opções no tratamento desse incômodo que atinge tantas pessoas;

- Alívio da dor: os benefícios são referentes a dores de diferentes condições, mas em especial as dores nevrálgicas, de pós-operatório ou de origem pulpar, além da alveolite — processo inflamatório doloroso que ocorre após a exodontia;

- Redução de edema e de hiperemia: por possuir propriedades antiinflamatórias, antiedematosas e de normalizadores circulatórios, é indicada sua aplicação em pós-operatório periodontais, no pós-operatório cirúrgico eainda, durante o tratamento endodôntico (canal).

- Dores na articulação temporomandibular (ATM): por oferecer ação analgésica, anti-inflamatória e relaxante muscular, além de melhorar a circulação sanguínea e reparar as fibras que foram prejudicadas;

- Parestesias e paralisias faciais: ao promover uma reparação do nervo periférico e devolver a sensibilidade, o laser contribui nos tratamentos de lesões e doenças relacionadas aos nervos da face;

- Entre outras doenças e tratamentos, incluindo: neuralgia do trigêmeo, alveolites,  xerostomia (boca seca), quimioterapia e radioterapia (reduzindo os efeitos colaterais do tratamento).

Apesar de trazer tantos benefícios para diversos tratamentos, o Laser de Baixa Intensidade, muitas vezes, não atua sozinho na cura do problema. Diversas doenças são multifatoriais e, por isso, precisam de um diagnóstico preciso, com avaliação sistêmica da saúde do paciente e das causas do distúrbio em questão.

Portanto, agende a sua consulta! Só assim você poderá obter os melhores resultados para o seu tratamento.