Implantes Dentários: Mitos e Verdade

Os implantes dentários parecem um bicho de sete cabeças para uns, tantos são os mitos que rondam o seu universo. Mas pode ficar tranquilo! Vamos acabar de vez com as dúvidas e recuperar o seu sorriso!

Somente pessoas idosas podem realizar o implante.

Mito! O implante pode (e deve!) ser realizado por adultos de todas as idades, desde que estejam com a saúde bucal e sistêmica sob controle e o crescimento ósseo tenha cessado por completo.

Após a perda do dente, quanto antes realizar o implante, melhor.

Verdade! O melhor momento para realizar o implante é imediatamente após a perda dentária. Com o passar do tempo, há um processo fisiológico natural de reabsorção óssea, em que o osso acaba atrofiando. Por isso, quanto mais esperar, maior o estágio de perda óssea. Nestes casos, é necessário realizar uma cirurgia de enxerto ósseo antes do implante.

Qualquer dentista pode realizar o implante.

Mito! Apenas Dentistas com Pós-Graduação em Implantodontia, os Implantodontistas, estão autorizados a realizar o procedimento.

A cirurgia é complicada e muito dolorosa.

Mito! Ainda que seja cirúrgico, o implante é um procedimento relativamente simples, realizado com anestesia local, portanto, o paciente não sente dor. No pós-operatório pode haver desconforto, normalmente solucionado com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos.

É possível colocar o implante e a prótese no mesmo dia.

Depende do caso. Em algumas situações, de excelente diagnóstico odontológico, o paciente pode até receber o implante e o dente no mesmo dia. Porém, para a ampla maioria dos tratamentos a instalação imediata da prótese faz com que o índice de sucesso diminua, não valendo a pena correr o risco. Além disso, também é preciso salientar que nestes tratamentos, a prótese dentária instalada é provisória, devendo ser substituída pela definitiva em até 180 dias.

O implante dentário é um luxo que não posso pagar.

Mito! Se você pensa isso, pode esquecer! Os implantes estão cada vez mais acessíveis por conta da maior variedade de materiais disponíveis – nacionais ou importados. O preço total varia conforme o implante, considerando o material utilizado na técnica (nacionais são mais baratos), a quantidade de dentes e os honorários do Implantodontista. Além disso, hoje as Clínicas Odontológicas parcelam e facilitam o seu pagamento. O que não vale é ficar com o sorriso tímido por isso! ;)

O implante pode ser rejeitado pelo dente.

Mito! O implante é feito com o material titânio, considerado inerte ao osso. O que acontece raramente são casos de insucessos relacionados a problemas na cirurgia, no pós-operatório ou na qualidade do osso. Mas, lembra-se: são casos raros e não estão relacionados com o uso do titânio em si.

Fumar atrapalha o tratamento.

Verdade! A cicatrização em pacientes fumante é bem mais lenta, aumentando o risco de infecção. Por isso, o legal mesmo é aproveitar a oportunidade e deixar esse hábito de lado.

Após o implante, posso me alimentar normalmente.

Verdade! Afinal, esse é um dos maiores objetivos: devolver a função mastigatória. Mas vá com calma! Logo após a cirurgia, serão necessárias algumas restrições alimentares temporárias para garantir uma boa cicatrização.

Já que as próteses dentárias são artificiais, não há mais necessidade de higienizá-las.

Mito! Apesar de os dentes serem próteses, estão localizados junto à gengiva e ao osso, portanto sua higienização continua fundamental!

Se você ainda tem dúvidas, acesse nossas redes sociais no Facebook e Instagram e fale com a gente!