Halitose

Embora traga um grande desconforto para quem sofre com o problema (e para quem convive!), a halitose, ou mau hálito, não chega a ser uma doença por si só, mas sim um sinal de que há algo errado com a sua saúde.

E aqui já vale a ressalva: se você é do time que acorda com um “bafinho de leão”, sem persistência durante o dia, esse não é o seu caso. Pode estar ligado à alimentação, como dietas com alto nível de proteína e baixo de carboidratos, alimentos ácidos, doces e, claro, uma grande quantidade de temperos fortes. E, ainda, ao consumo excessivo de café, álcool e tabaco.

A halitose se trata de um cheiro persistente, que não vai embora depois da higienização bucal.

Mas, afinal, quais são as causas da halitose?

São diversas as causas possíveis. Em sua grande maioria, os fatores estão relacionados a problemas bucais. Desde cáries, problemas na gengiva, restaurações quebradas, dentes quebrados e até dentaduras que não estão limpas.

Dentre as causas sistêmicas, o diabetes é uma das mais prováveis devido aos níveis flutuantes de açúcar, como também o refluxo e problemas que geram o gotejamento pós-nasal pelo acúmulo de muco (por exemplo, a sinusite). Em casos raros, a halitose pode ser um sinal de doenças de pulmão e rins, alguns tipos de câncer, infecções nas amídalas e problemas no sangue.

E como tratar?

Como citamos, as causas podem ser diversas, assim como os tratamentos. Mas, como a grande maioria dos casos de halitose está relacionada a problemas orais, o primeiro passo é caprichar na higienização bucal sem se esquecer de dar atenção à limpeza da língua com a própria escova ou um raspador bucal, pois é onde uma grande quantidade de bactérias se instalam.

Caso você não note melhora, é hora de agendar uma consulta com o Dentista. Não tenha vergonha, o Dentista é um profissional capacitado para investigar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.