Aberto: Seg - Sex 8h - 20h e Sáb 8h - 12h
Aberto: Seg - Sab 8h - 20h e Sáb 8h - 12h.
Menu
ACOMPANHE

Hábitos parafuncionais e sua relação com as disfunções temporomandibulares

Postado por: Dra Mariana

Basta ter aquele dia estressante e logo você se pega mordendo a caneta, roendo unha, rangendo os dentes... Comum, não é mesmo?! Pois saiba que esse hábito é altamente prejudicial para a sua saúde bucal. Vamos entender melhor o porquê.

Essas manias que citamos envolvem a articulação temporomandibular, conhecida como ATM e que é responsável pelos movimentos da mandíbula em relação ao crânio. Na sua constituição existe um disco ou “menisco” interposto entre os ossos da mandíbula e do crânio, protegendo-os do atrito e do desgaste.

Os hábitos parafuncionais, ou seja, hábitos sem função específica, como roer as unhas, morder objetos, mastigar pastilha elástica ou apoiar a mão no queixo, frequentemente, podem prejudicar as estruturas constituintes da ATM, levando a uma disfunção temporomandibular (DTM).

Essas desordens podem causar dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca e, ainda, zumbidos. Em alguns casos, como em trauma agudo ou tensionamento por um estresse momentâneo, os sintomas de DTM até podem passar sem tratamento.

Agora, se os sintomas persistirem, visite o Dentista Especialista em Buco-Maxilo-Facial e ATM avaliar o seu caso. Existem diversas opções de tratamento, dependendo das suas individualidades, podendo ser adotados:

- Medicamentos antiinflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos ou, ainda, anticonvulsionantes;

- Aplicação de toxina botulínica;

- Termoterapia intercalando compressas quentes e frias na região do maxilar;

-    Laserterapia;

-    Fisioterapia localizada

- Procedimentos cirúrgicos para os casos extremos.

Os resultados dos tratamentos dependem da complexidade de cada caso, mas, de maneira geral, o tratamento das desordens tempomandibulares tem grande chance de sucesso.

Se você já sente dores ao realizar movimentos com o maxilar, como bocejar e morder, procure ajuda profissional e livre-se deste incômodo.

 

Compartilhar:
Facebook Twitter